Ambientes mais acessíveis partem de projetos de arquitetura inclusiva. O arquiteto deve ter um olhar mais criativo e cuidadoso
Você já leu aqui no blog sobre acessibilidade arquitetônica e como o conceito é aplicado no dia a dia. Hoje, seguimos dentro do mesmo universo e vamos conhecer 4 pontos importantes que exemplificam a importância da arquitetura inclusiva. Continue a leitura e aproveite para compartilhar o conteúdo com os amigos e amigas da arquitetura que também possuem um olhar diferenciado e que pensam em projetos acessíveis e seguros para quem mais precisa.
Arquitetura inclusiva: 4 pontos que ressaltam sua importância
O que é: o primeiro ponto é o esclarecimento sobre o que é a arquitetura inclusiva. Trata-se de um “olhar arquitetônico” mais humano dentro de uma área quase que exclusivamente exata, ou seja, uma observação dos aspectos humanos. E, mais particularmente, para pessoas com deficiência.
Papel do arquiteto: dentro desse cenário, o profissional deve ser responsável por pensar em projetos e executar obras que permitam o acesso e a circulação segura de todas as pessoas, mesmo considerando os mais variados tipos de limitações físicas e psicológicas.
Criatividade e diversidade: a arquitetura inclusiva deve ser criativa para conseguir pensar e tornar realidade projetos completos, com foco na acessibilidade. A inclusão deve ser para todos, de crianças a idosos, pessoas com deficiência visual total ou parcial, pessoas em cadeira de rodas e assim por diante.
Pontos que devem ser considerados:
Garantia de uso autônomo e independente.
Conforto e segurança de todos os usuários, sem exceção.
Organização do espaço.
Adequação da obra à legislação.
Necessidade de uso atual e futuro.
Custo maior inicial: para compensar eventuais despesas extras e transtornos no futuro.
Boas práticas:
Instalação de interruptores e botões de elevadores acessíveis.
Abertura de portas de banheiros em largura e direção.
Instalação de rampas e elevadores.
Piso antiderrapante.
Sinalização tátil no piso para rampas e escadas.
Sinalização de botões de interfones e elevadores em braile.
Instalação de corrimão nas escadas.
Área de circulação com fácil acesso (sem quaisquer barreiras).
Disposição simplificada dos ambientes.
Vagas de estacionamentos reservados para pessoas com deficiência e idosos. Estas devem estar posicionadas próximas a entradas, rampas e acessos.
Produtos de acessibilidade
A Wat trabalha com o que há de melhor em produtos de acessibilidade. Em outras palavras, por aqui você encontra soluções de altíssimo nível para atender diversas necessidades, comopiso tátil,linha braile,escadas acessíveise soluções parabanheiro acessível. E por falar em diferencial, o atendimento também é uma especialidade da casa, afinal o time de suporte é formado por profissionais experientes e que lidam com produtos de acessibilidade há muitos anos. Um know-how que é reconhecido pelo mercado. Quer saber mais sobre o assunto?Aproveite o post de hoje e envie AQUI uma mensagem de contato. Não deixe de perguntar sobre preços e condições especiais.