Olhar com mais carinho, atenção e respeito à acessibilidade no turismo é garantir um setor muito mais profissional e aberto ao mundo todo
Não tem como negar que o turismo é um dos setores mais importantes para a economia brasileira, afinal de contas, pessoas de todo mundo visitam o Brasil em busca do sol e das belezas naturais do nosso litoral e interior. Porém, mesmo com a demanda sempre grande, a acessibilidade no turismo ainda é um problema por aqui. No post de hoje, aqui no blog da Wat, vamos conhecer a importância e principais pontos da acessibilidade no turismo. Continue a leitura!
Acessibilidade no turismo: o que você precisa saber
Infraestrutura: pessoas com deficiência que decidem viajar encontram muitas dificuldades em relação à infraestrutura e em diversos pontos:
Aviões: muitas empresas aéreas cobram mais por passagens de pessoas deficiência, principalmente se utilizam cadeiras de rodas e necessitam de maior espaço nas aeronaves.
Restaurantes: muitos não possuem rampas de acesso e a circulação interna é complicada, com pouco espaço disponível para locomoção. Outro ponto problemático é a ausência de cardápios em braile e banheiros adaptados nos espaços. No caso do cardápio, por exemplo, a opção em braile agrega muito valor ao estabelecimento e abre as portas para pessoas com problemas de visão parcial ou total.
Teatros, estádios, auditórios: grandes espaços desse tipo, no exterior, estão preparados para receber pessoas com deficiência e já possuem estruturas totalmente adaptadas, inclusive com número definido de espaços especiais reservados. Aqui no Brasil, infelizmente, ainda é um som distante.
Atrações turísticas: por mais absurdo que pareça, muitas atrações turísticas famosíssimas em todo o Brasil não estão adaptadas para receber pessoas com deficiência.
Pessoas do turismo: os profissionais, homens e mulheres, que trabalham no setor também precisam participar mais ativamente quando o assunto é acessibilidade no turismo. Isso envolve:
Educação: quem trabalha na área precisa compreender que o atendimento prestado deve ser igualmente respeitoso, atencioso e profissional para todas as pessoas, independente da condição física do turista.
Treinamento: uma boa estratégia é realizar treinamentos focados especificamente no atendimento a pessoas com antecedência. Treinamentos que envolvam estudo e aplicação prática, simulação de situações reais e com pessoas com as mais variados tipos de deficiência.
A Wat está ao seu lado!
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