A pessoa com baixa capacidade de visão necessita de instrumentos e tecnologias especiais para garantir maior autonomia no dia a dia
A Wat sabe muito bem que as soluções de acessibilidade garantem uma vida mais confortável e segura para pessoas com deficiência. Quem acompanha as postagens aqui no blog também sabe disso, afinal compartilhamos há anos conteúdos sobre os mais variados temas dentro deste universo. E hoje, o assunto é sobre os mais conhecidos auxílios não ópticos na baixa visão. Continue a leitura e aproveite o campo de comentários para enviar suas dúvidas!
O que são e quais são os mais conhecidos auxílios não ópticos na baixa visão?
Por definição, os auxílios são instrumentos, produtos e equipamentos / tecnologias que são especialmente desenvolvidos para melhorar o dia a dia de uma pessoa com deficiência visual. Soluções que favorecem a autonomia de homens e mulheres. Confira quais são:
Para ampliação
Espaçamento entre linhas: deve ser, ao menos 30% da altura da letra, sendo empregada para facilitar a localização do início de uma frase ou parágrafo.
Uso de fontes mais simples, sem muitos detalhes que possam prejudicar a leitura.
As margens devem ser mais estreitas, para garantir o melhor aproveitamento da largura da folha.
Não devem ser utilizados papéis brilhantes.
Para posicionamento e postura
Pranchas inclinadas e apoio de material de leitura, que garanta ângulo de 45 graus em relação à mesa.
Para escrita e leitura
Guias para escritas, fabricadas em cartão preto e com fendas em locais estratégicos para preenchimento, como em talões de cheque.
Folhas com pauta reforçada e ampliada, para aumentar as letras e o contraste de linha com o papel.
Canetas: devem ser porosas para aumentar o contraste.
Lápis: devem ser macios, preferencialmente dos tipos 3B ou 6B.
Para controle da iluminação
Lâmpadas incandescentes: indicadas para quem tem catarata ou outros problemas com opacificações dos meios ópticos. São lâmpadas que emitem mais luz amarela e que também são mais direcionais, o que favorece maior contraste.
Lâmpadas fluorescentes: a grande vantagem é que não geram tanto calor (como as lâmpadas incandescentes), o que permite sua utilização aproximada.
Lâmpadas de halogêneo: ideal para quem busca iluminação direcional e mais intensa.
Tiposcópio: fabricado em cartão ou plástico (preto), é uma guia para leitura que possui uma fenda com altura para as linhas de um texto. Pode ser modificado conforme a necessidade e tem como objetivo principal diminuir a luz que é refletida, no papel, e também aumentar o contraste.
Acetato de amarelo sobre o texto: tem a função de reduzir a luz refletida, assim como também aumentar o contraste durante a leitura.
Armações de óculos: devem apresentar proteção lateral, justamente para evitar a entrada de radiação indesejada pelos lados.
Viseiras, bonés e chapéus também são indicados como auxílios não ópticos.
Conte com a Wat!
São anos de experiência na comercialização de soluções de acessibilidade. Nossa equipe é formada por profissionais que realmente entendem do assunto e todos os produtos oferecidos atendem aos mais exigentes padrões de qualidade e segurança. Então, aproveite: fale com um dos nossos especialistas!