Inclusão de deficientes nas universidades: conheça 4 projetos de sucesso no Brasil

Acessibilidade 16/09/2020
Inclusão de deficientes nas universidades: conheça 4 projetos de sucesso no Brasil

Materiais didáticos adaptados, estruturas acessíveis e muitos outros diferenciais garantem acesso seguro e digno aos alunos com deficiência

Sempre que pensamos em um país mais justo com as pessoas que mais precisam de atenção, devemos olhar com carinho para a acessibilidade nas universidades, afinal todos devem ter acesso ao estudo de ensino superior, sem exceção.  Hoje, no Brasil, ainda estamos distantes do modelo ideal que muitos países desenvolvidos praticam, porém estamos evoluindo e alguns projetos de sucesso de inclusão de deficientes nas universidades comprovam isso. Confira na sequência do post, aqui no blog da Wat!

O que dá certo no Brasil na inclusão de deficientes nas universidades

  1. Universidade do Grande Rio (Unigranrio): este é um ótimo exemplo de inclusão de deficientes nas universidades, isso porque a instituição realiza eventos regulares de conscientização sobre acessibilidade. Inclusive, possui um departamento próprio com tal objetivo, o Núcleo de Práticas Inclusivas. Dentre os assuntos debatidos periodicamente, estão as necessidades mais urgentes de alunos com deficiência visual, auditiva e paralisia cerebral.

 

  1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): são três os pontos principais que apontam a preocupação da UFRGS com os alunos, professores, funcionários e pessoas com deficiência que frequentam suas instalações. O primeiro deles é a acessibilidade nos prédios, em todos os pavimentos. O segundo é a preocupação em fornecer materiais adaptados para quem deficiência auditiva e visual. Por fim,a universidade também conta com equipe de tradutores e intérpretes de libras.

 

  1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO): a instituição já ganhou, em 2016, o prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, e possui um comitê específico para tratar de atualizações dentro deste tema. Por lá são realizadas palestras periódicas para educação e ações culturais com estudantes com deficiência e existem adaptações estruturais em diversas áreas, como rampas de acesso, piso tátil, corrimãos e assim por diante.

 

  1. Universidade de Brasília (UNB): sua arquitetura é adaptação para favorecer a locomoção segura e independente de alunos com deficiência. Outro ponto de destaque é que existem materiais específicos para deficientes visuais, inclusive com biblioteca digital e sonora. Também podemos destacar o programa de tutoria que apoia de uma maneira mais próxima os alunos com deficiência.

A Wat é especialista no assunto!

Você que administra uma universidade e preciso adaptar banheiros, salas de aula, corredores, áreas de descanso e convívio, dentro do que é considerado o ideal em acessibilidade para universidades, sabe que pode contar com a Wat! Por aqui, você encontra o que há de melhor em faixa de sinalização, piso tátil, placa em braile, torneira acessível e muito mais!

Não perca mais tempo! Fale com um dos nossos especialistas e descubra os preços e condições incríveis para você adaptar sua instituição de ensino dentro dos parâmetros de segurança e qualidade exigidos no território brasileiro.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo