Promover um ambiente mais acessível para alunos com baixa visão na escola é essencial dentro de um modelo educacional inclusivo e que estimula o respeito e a cidadania
Você já leu aqui no blog um conteúdo especial sobre as principais adaptações para deficientes visuais na escola. Hoje, o assunto segue na mesma linha: baixa visão na escola. Vamos conferir dicas para tornar as salas de aula e áreas comuns da escola mais acessíveis para alunos que têm dificuldade em enxergar ou que são completamente cegos. Confira na sequência e não deixe de também compartilhar sua dica no final do texto.
Dicas para resolver a questão da baixa visão na escola
Primeiro contato tátil: caso a escola não tenha muitos materiais educacionais em braile, crie junto com os alunos elementos táteis para que esta habilidade seja estimulada e leve à compreensão de um assunto, que gere ensinamento. Você pode criar mapas em relevo, utilizar barbantes para delimitar regiões do Brasil e assim por diante.
Livros em braile: aproveitando o assunto, livros em braile são essenciais quando o assunto é baixa visão na escola. Consulte editoras e vá ao mercado especializado para garantir um material didático adaptado.
Mapa tátil: esta é uma solução de acessibilidade que pode facilmente ser instalada nas salas de aula, nos corredores de uma escola, na biblioteca do colégio e em quaisquer outros ambientes da unidade de ensino. O mapa tátil indica a localização dos espaços que podem ser frequentados pelo aluno.
Piso tátil: seja o modelo de piso tátil de alerta ou piso tátil direcional, esta solução facilita a locomoção segura do aluno com baixa visão, ou complemente cego, na parte interna da escola e mesmo na calçada. O pisto tátil alerta sobre obstáculos no caminho e mudanças de direção.
Gravações: uma ótima dica é gravar as aulas ou determinados assuntos para que os alunos cegos ou com baixa visão, possam estudar. Hoje em dia, inclusive, é muito fácil gravar conteúdos com o próprio smartphone e compartilhá-los com os estudantes.
Lupas e lentes grandes: utilize tais soluções para que os alunos com baixa visão possam ampliar os conteúdos escritos em livros e cadernos. São itens que não exigem investimentos tão altos e que proporcionam grande facilidade no aprendizado.
Compartilhe informações: no caso de imagens que não podem ser transportadas para a leitura em braile, uma boa dica é usar sua capacidade de descrever. Assim você estimulará a imaginação dos alunos de uma forma divertida e muito prática.
Posição na sala de aula: muita gente não pensa nisso, mas o simples fato de posicionar os alunos com baixa visão nas cadeiras e fileiras da frente da sala, já pode facilitar e muito o dia a dia de meninos e meninas.
Objetos no ambiente: organize a sala de aula para facilitar a locomoção de alunos com baixa capacidade de visão. Evite o uso de armários próximos à porta ou às cadeiras. Outra boa dica é descrever, para os alunos cegos, o posicionamento de cada item da sala de aula, como as mesas, mesa do professor e assim por diante.
Sem ruídos: uma sala de aula mais silenciosa é ideal para que alunos com baixa capacidade de visão possam se concentrar ainda mais na tentativa de enxergar a matéria apresentada na lousa ou mesmo na leitura de livros.
Fale com toda a turma: para promover um ambiente mais leve, educado e correto, converse com os alunos que não possuem baixa visão para que todos entendam as dificuldades dos colegas e possam ajudar no dia a dia, sempre que possível.
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