Toda e qualquer instituição de ensino, como escolas e universidades, devem oferecer espaços acessíveis e seguros para pessoas com deficiência
Um sociedade mais inclusiva começa na escola e chega até às universidades. Tais ambientes educacionais devem oferecer estruturas adaptadas para receber pessoas com deficiência, justamente para assegurar acesso à educação pleno e irrestrito. É o que chamamos de acessibilidade pedagógica. Justamente por isso, quando pensamos em acessibilidade nas universidades, escolas, faculdades, cursinhos e assim por diante, devemos observar alguns pontos importantes e que você confere na sequência do post de hoje, aqui no blog da Wat!
Elementos mais importantes dentro do conceito de acessibilidade pedagógica
Comunicação visual: elementos como pisos táteis e mapas táteis, assim como sinais sonoros e faixas de sinalização nas escadas por toda a estrutura escolar, facilitam o deslocamento mais seguro e independente de alunos, professores e funcionários com deficiência.
Em toda a edificação, assim como em equipamentos e mobiliários, é indicado o uso do símbolo de internacional de acesso, justamente para indicar a existência de elementos acessíveis e que podem ser utilizados por quem mais precisa, como no caso de pessoas com deficiência visual e auditiva.
Rotas de fuga, áreas de resgate e saídas de emergência devem atender aos padrões de segurança estabelecidos por lei, assim como suas sinalizações devem ser claras e bem localizadas, inclusive com informações sonoras, além das visuais.
As entradas devem ser acessíveis, em todos os ambientes escolares, como refeitórios, salas de aula, biblioteca, laboratórios, salas de professores, direção e assim por diante.
É importante que algumas vagas de estacionamento sejam de uso exclusivo para pessoas com deficiência, conforme orientação da ABNT 9050. A sinalização das mesmas deve ser bem clara e os funcionários da instituição de ensino devem observar o uso inadequado das mesmas.
Rampas de acesso: importante observar a inclinação suave e o uso de corrimãos na altura adequada. Outro aspecto relevante é em relação às calçadas que também devem apresentar rampas de acesso nos padrões indicados por lei. Tudo isso tem um objetivo que é garantir facilidade de locomoção e mais segurança.
Banheiros acessíveis: a instituição de ensino deve oferecer banheiros adaptados dentro de suas instalações. Tais ambientes devem apresentar barras de apoio, torneiras acessíveis e alarme PcD.
Espaços amplos: vale a pena reforçar a importância de corredores amplos e livre de obstáculos, portas e espaços amplos, para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência, como as que utilizam cadeiras de rodas ou que tenha mobilidade reduzida.
Elevadores devem ser adaptados de acordo com a Lei da Acessibilidade.
Fale com a Wat!
Quando o assunto é acessibilidade em universidades e escolas, a Wat é o seu ponto de referência. Por aqui, você conta com o suporte de profissionais experientes e que realmente entendem do assunto, que lidam diariamente com a comercialização de pisos táteis, placas de braile, faixas de sinalização e muito mais! Aproveite: fale com um dos nossos especialistas!