Antes de conhecermos os principais itens da norma de acessibilidade para elevadores, é fundamental estabelecermos um conceito primordial: todas as pessoas com deficiência têm direito de ir e vir e isso passa pela adaptação de espaços públicos e privados. Instalação de placas em braile, de piso tátil direcional e alerta, construção de rampas de acesso e várias outras soluções transformam o dia a dia e diretamente a vida das pessoas que possuem alguma limitação. E quando falamos nisso, não deixamos de fora a norma de acessibilidade para elevadores.
Dentro deste cenário, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a famosa ABNT, estabelece através da NBR NM 313:20017 as regras de acessibilidade em transportes verticais, os elevadores. Importante ressaltar que a norma regulamentadora citada é alinhada à outa norma bem conhecida por quem acompanha as postagens aqui no blog da Wat, a norma de acessibilidade NBR 9050:2015.
Continue lendo o post de hoje e confira os principais pontos da norma de acessibilidade para elevadores!
ATENÇÃO! Confira tudo sobre a norma de acessibilidade para elevadores
Portas: as portas dos elevadores devem apresentar espaço mínimo de 0,8 metros, justamente para facilitar / permitir a entrada de cadeira de rodas, sem que a pessoa necessite de ajuda de terceiros.
Velocidade de fechamento das portas: a norma de acessibilidade para elevadores determina que as portas do elevador abram e fechem com um tempo extra. Isso acontece para permitir a entrada e saída de pessoas com deficiência, que possuam alguma limitação de movimentação.
Altura e posição do corrimão: o corrimão de um elevador deve ser instalado na altura mínima de 0,87 metros, em sua parte superior, sendo fixados nos três lados do elevador. Isso oferece segurança e apoio para pessoas come deficiência motora, cadeirantes ou mesmo para quem possui dificuldade em manter o equilíbrio.
Painel de botoeira: obrigatoriamente deve ser instalado na parede lateral direita do elevador, isto quando a abertura das portas for central. No caso de abertura de portas lateral, o painel deve ser instalado ao lado da porta. A altura deve considerar também a facilidade de utilização de pessoas com deficiência.
Espelho: pouca gente sabe disso, mas o espelho localizado no fundo do elevador tem uma função prática para pessoas com deficiência, como para pessoas em cadeiras de rodas, isso porque facilita o deslocamento de costas viradas para a porta.
Placas em braile: esta é uma solução de acessibilidade mais comum no dia a dia do público em geral. Nas paredes externas devem constar placas em braile indicando que ali é o local onde se encontram os elevadores. Na parte interno do mesmo, o painel com os botões também deve apresentar leitura em braile para que a pessoa com deficiência visual possa fazer a leitura de símbolos, letras e números.
Sons: os elevadores que atendem os parâmetros de norma de acessibilidade devem apresentar sinalização sonora com diferentes tons para subida e descida, assim para indicar o andar no momento de abertura das portas.
Sinalização do pavimento: deve indicar se o elevador está descendo ou subindo, o que auxilia e muito a vida de pessoas com deficiência auditiva.
Piso: o piso do elevador deve ser antiderrapante, justamente para evitar quedas de pessoas com mobilidade reduzida ou mesmo em cadeiras de rodas, que utilizam andadores, muletas ou bengalas.
As principais soluções de acessibilidade para adaptar os elevadores da sua empresa, instituição de ensino e demais ambientes, você encontra aqui, no site da Wat! Placas em braile, corrimão e diversos outros itens de extrema qualidade. CLIQUE AQUI para conhecer cada produto, assim como preços e condições. Caso deseje telefonar, ligue para (11) 3571-8343 / 2157-2160 / 2018-0028. Você também pode enviar mensagem de áudio ou texto por WhatsApp: (11) 94720-5606 (11) 99898-3760.