Hack Pela Inclusão: Transformando tecnologia e inovação na periferia
Empoderando o Ibura e ampliando a inclusão com tecnologia acessível
O bairro do Ibura, com seus 51 mil habitantes majoritariamente compostos por pessoas negras e mulheres, é um lugar cheio de potencial, mas será que a tecnologia reflete essa diversidade?
Nossos celulares, aplicativos e redes sociais, que fazem parte do nosso dia a dia, são feitos por pessoas que representam essas vivências? Onde estão as vozes periféricas, as pessoas com deficiência, a comunidade LGBTQIAPN+, e outros grupos diversos na construção das tecnologias que moldam o nosso mundo?
Sobre o Hack Pela Inclusão
O Hack Pela Inclusão surgiu para levantar essas questões e, principalmente, agir para mudar o cenário.
A proposta do evento é “descer pro play” — engajar a comunidade e transformar a inclusão em realidade prática.
Com a missão de fomentar a inovação na periferia, o Hack Pela Inclusão trouxe uma maratona criativa com um modelo hackathon para pensar soluções em acessibilidade e inclusão de forma interseccional.
Realizado em dois dias, 19 e 20 de outubro, o evento começou na manhã do dia 19 com a formação de 10 equipes, cada uma composta por cinco participantes.
O objetivo era desenvolver soluções para o desafio central: “Como resolver problemas relacionados à falta de inclusão na periferia, especialmente para pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+?”. A proposta de cada equipe deveria ser aplicável em várias regiões, expandindo o impacto para lugares como Recife, o Nordeste e, potencialmente, todo o Brasil.
Para preparar as equipes, o evento contou com palestras orientadoras que exploraram temas essenciais para o desenvolvimento das soluções.
Este evento foi realizado com o apoio de parceiros importantes, que acreditam no impacto de uma tecnologia mais inclusiva:
Esses palestrantes trouxeram experiências e visões valiosas, preparando os participantes com insights fundamentais sobre acessibilidade, inovação e diversidade.
O Hack Pela Inclusão é idealizado pela RECPARE Acessibilidade Tech e desenhado para ser um evento interativo e transformador. Com atividades “mão na massa” e um modelo de hackathon, a maratona é mais do que uma competição; é um movimento que pretende honrar o legado dos antepassados e construir um futuro mais justo e inovador.
Este evento foi um primeiro passo para que a periferia tenha um papel ativo na criação de tecnologias inclusivas. É sobre mais do que uma competição; é uma oportunidade para que todos possam aprender, inovar e contribuir para um amanhã melhor e mais acessível.
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!