Uma pulseira para você, um novo começo para milhares de mulheres
Uma iniciativa em rede para a superação de desastres e a reconstrução de vidas
No final de abril de 2024, o estado do Rio Grande do Sul foi assolado por fortes enchentes que afetaram mais de 2 milhões de pessoas, deixando rastros de destruição e milhares de famílias desalojadas.
Hoje, ainda existem 21 mil pessoas que não conseguiram retornar para suas casas e enfrentam não apenas perdas materiais, mas também a incerteza sobre o futuro, com desafios emocionais, econômicos e sociais.
Diante deste cenário, surge a Pulso RS:uma poderosa coalizão social liderada pela Rede Asta, Atados e a artista Mana Bernardes.
A iniciativa visa oferecer a mulheres afetadas pelas enchentes uma nova fonte de renda e um caminho para a reconstrução de suas vidas. Através da produção de pulseiras de crochê com uma plaquinha de porcelana e palavras significativas, estas mulheres terão acesso a treinamento e kits de materiais necessários para a confecção das peças. A pulseira, desenvolvida por Mana Bernardes, simboliza a resiliência e a união em tempos de crise.
Objetivos e impacto social
Cada mulher envolvida poderá produzir de 200 a 500 pulseiras, garantindo uma renda de até R$ 5.000,00, criando um impacto direto na recuperação financeira e emocional de muitas famílias. O objetivo é vender 1 milhão de pulseiras e, assim, garantir que 2.000 mulheres possam recomeçar suas jornadas com dignidade e esperança.
A campanha está aberta para a participação de diferentes setores da sociedade:
Modelo de Venda
O custo unitário das pulseiras é de aproximadamente R$ 35,00, e as vendas acontecem em lotes mínimos de 100 unidades, ajudando a viabilizar a produção em maior escala.
Próximos passos e parceiros
A produção inicial de pulseiras piloto já foi concluída, e a campanha tem o lançamento previsto para o próximo dia 15 de outubro, com apoio de parceiros como Razões pra Acreditar, Instituto Helda Gerdau, Aegea, Magalu, Lojas Pompéia e Renner.
Sobre os organizadores
Sobre Mana Bernardes
Mana Bernardes é uma artista transdisciplinar, cuja obra se conecta profundamente com o desenvolvimento humano e a transformação social. Conhecida por expor em instituições renomadas como o Mad Museum (Nova York), a Fondation Cartier (Paris) e o Museu Nacional (Brasília), Mana é também uma referência no uso de materiais do cotidiano para criar joias e peças de arte que circulam em lojas de museus como MoMA (Nova York), MAD (Nova York), MAM (Rio de Janeiro), MAR (Rio de Janeiro) e Inhotim (Minas Gerais).
Seu trabalho transborda as fronteiras da arte tradicional, unindo performance, literatura e manufatura para transmitir mensagens de empoderamento e resiliência. Sua caligrafia, marcante e expressiva, pode ser vista em obras fixas no Museu do Amanhã (RJ) e no Museu da Língua Portuguesa (SP), além da escultura “Mulher Raiz,” que integra o acervo permanente do MAR (RJ).
Quem faz parte da campanha Pulso RS
A WAT apoia este projeto como parceira, unindo forças para que essa campanha traga um novo começo para milhares de mulheres. É através de iniciativas assim que construímos um país mais acessível, justo e resiliente.
Por favor, cadastre-se para conversar. Teremos todo o prazer em ajudar!